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Sempre é bom pedir uma ajudinha...KKKK

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“Mestre matemático que estais na
sala, Santificada seja a Vossa prova,
Seja de Álgebra ou de Geometria,
O zero de cada dia não nos dai hoje,
Perdoai as nossas bagunças, Assim
como perdoamos os Vossos Teoremas,
Não nos deixeis cair em recuperação,
Mas nos livrai da reprovação, Ave
matemático cheio de malícias, O temor
esteja convosco, Bendita seja a prova
de vossa cabeça, Socorro !!!
Santa cola, mãe do aluno, Rogai por
nós agora E no choro da má sorte,
Amém."

Lista de Revisão 6ª Série

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Galera conforme combinado, a Lista é só baixar AQUI


^-^
Prof. Veri

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Oi Galera... gostaram da cara nova do blog?


Beijos
Prof. Veri

"Matemática, de modo algum, são fórmulas, assim como a música não são notas."Y Jurquim

Gabarito do exercício Preparatório para prova de 26 de Abril

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Oi Galera!!


Conforme prometido, estou postando o gabarito. É só baixar AQUI.


Ou se preferir, esta também indexado na Central do Aluno.


Bons Estudos!!


Bj
Prof. Veri

Para que serve a Matemática? ~ Prof. Edigley Alexandre

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Para que serve a Matemática? ~ Prof. Edigley Alexandre

6ª Série

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Oi Galera!!!


Preparei uma lista para vocês estudarem para prova de 26 de Abril.


BAIXAR AQUI


Bons Estudos!!


Prof. Veri

Para todos que como eu.. AMA o que faz!

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Ser professor
é professar a fé e a certeza 
de que tudo terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz  pelo que aprendeu 
com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala 
de aula e, diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura 
maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito 
rara que necessita de atenção,
 amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de 
"sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com 
seus próprios pés...

Regras de Divisibilidade

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Divisibilidade por 1
Todo número é divisível por 1.

Divisibilidade por 2
Todo número par é divisível por 2, isto é, todos os números terminados em 0, 2, 4, 6 e 8.

12:2 = 6
18:2 = 9
102:2 = 51
1024:2 = 512
10256:2 = 5128

Divisibilidade por 3
Um número é divisível por 3 quando a soma de seus algarismos constitui um número divisível por 3. Exemplo:

66 : 3 = 22, pois 6 + 6 = 12
60 : 3 = 20, pois 6 + 0 = 6
81 : 3 = 27, pois 8 + 1 = 9
558 : 3 = 186, pois 5 + 5 + 8 = 18


Divisibilidade por 4
Se os dois últimos algarismos de um número forem divisíveis por 4, então o número é divisível por 4. Para ver se os dois últimos algarismos formam um número divisível por 4, basta verificar se o número é par e sua metade continua par. Os números que possuem zero nas suas últimas duas casas também são divisíveis por 4.


288 : 4 = 72, 88 é par e a sua metade será par.

144 : 4 = 36, 44 é par e sua metade será par.

100 : 4 = 25, pois possui na última e penúltima casa o algarismo 0.


Divisibilidade por 5
Todo número terminado em 0 ou 5 é divisível por 5.

10:5 = 2
25:5 = 5
75:5 = 15
200:5 = 40

Divisibilidade por 6
Constitui todos os números divisíveis por 2 e 3 no mesmo instante.

42 : 6 = 7, pois 42 : 2 = 21 e 42 : 3 = 14
54 : 6 = 9, pois 54 : 2 = 27 e 54 : 3 = 18
132 : 6 = 22, pois 132 : 2 = 66 e 132 : 3 = 44
570: 6 = 95, pois 570 : 2 = 285 e 570 : 3 = 190


Divisibilidade por 7
Duplicar o algarismo das unidades e subtrair do resto do número. Se o resultado for divisível por 7, o número é divisível por 7. Exemplo:

203 : 7 = 29, pois 2*3 = 6 e 20 – 6 = 14
294 : 7 = 42, pois 2*4 = 8 e 29 – 8 = 21
840 : 7 = 120, pois 2*0 = 0 e 84 – 0 = 84


Divisibilidade por 8
Todo número será divisível por 8 quando terminar em 000, ou os últimos três números forem divisíveis por 8. Exemplo:

1000 : 8 = 125, pois termina em 000
1208 : 8 = 151, pois os três últimos são divisíveis por 8


Divisibilidade por 9
É todo número em que a soma de seus algarismos constitui um número múltiplo de 9. Exemplo:

90 : 9 = 10, pois 9 + 0 = 9
1125 : 9 = 125, pois 1 + 1 + 2 + 5 = 9
4788 : 9 = 532, pois 4 + 7 + 8 + 8 = 27



Divisibilidade por 10
Todo número terminado em 0 será divisível por 10

100:10 = 10
50:10 = 5
10:10 = 1
2000:10 = 200


Divisibilidade por 11
Um número é divisível por 11 nas situações em que a diferença entre o último algarismo e o número formado pelos demais algarismos, de forma sucessiva até que reste um número com 2 algarismos, resultar em um múltiplo de 11. Como regra mais imediata, todas as dezenas duplas (11, 22, 33, 5555, etc.) são múltiplas de 11.

1342 : 11 = 122, pois 134 – 2 = 132 → 13 – 2 = 11
2783 : 11 = 253, pois 278 – 3 = 275 → 27 – 5 = 22
7150: 11 = 650, pois 715 – 0 = 715 → 71 – 5 = 66


Divisibilidade por 12
São os números divisíveis por 3 e 4.

276:12 = 23, pois 276:3 = 92 e 276:4 = 69

672 : 12 = 56, pois 672 : 3 = 224 e 672 : 4 = 168

OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática

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33a. Olimpíada Brasileira de Matemática.

contracapa

PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA ESCOLAS
• 15 de março a 30 de abril de 2011
NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO

• Nível 1: alunos do 6o. e 7o. anos do ensino fundamental.
• Nível 2: alunos do 8o. e 9o. anos do ensino fundamental.
• Nível 3: alunos do ensino médio.
• Nível Universitário: alunos de graduação de qualquer curso e qualquer período.


CALENDÁRIO 33ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA:

NÍVEIS 1 - 2 e 3
• Primeira Fase: sábado, 18 de junho de 2011
• Segunda Fase: sábado, 03 de setembro de 2011
• Terceira Fase: sábado, 15 de outubro, (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 16 de outubro, para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova).

NÍVEL UNIVERSITÁRIO
• Primeira Fase: sábado, 03 de setembro de 2011
• Segunda Fase: sábado 15 e domingo 16 de outubro de 2011 

Curiosodades

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Para elevar ao quadrado, mentalmente, um número terminado em 5, por xemplo: 352  O algarismo das dezenas, 3, multiplica-se pelo inteiro seguinte, 4.
3 x 4 = 12   Ao resultado justapõe-se o número 25.  O resultado é então  35= 1225
              

Desafio

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GABARITO DA PROVA DAS 6ª SÉRIES

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Oi Galera!
Já está disponível na Central do Aluno o gabarito da prova de 01 de Abril.
Quem preferir pode baixar AQUI


Beijos
Prof. Veri

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA

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A matemática tem sido até hoje o pavor de uma boa parte dos alunos do ensino básico e até mesmo, nas faculdades, isto porque, os professores não explicam a realidade matemática aos alunos. 
A matemática deve ser vista como uma matéria simples e objetiva e não aterrorizante, como faz a maioria dos professores de matemática, pois, este instrumento é de valia incomensurável em todo momento da ciência humana, quer seja de saúde, de tecnologia, ou de ciências sociais. 
Tem-se notado que, quem rejeita a matemática, em sua maioria, o faz por ignorância do assunto e inabilidade em manuseá-la. 
Na matemática não existe bicho papão, existe, sim, desconhecimento de como a utilizar eficientemente, pois, onde quer que se esteja a matemática é o instrumental básico de suma importância.
(Luiz Gonzaga de Sousa) www.eumed.net/libros/2006b/